Posted by on ago 10, 2017 in |


“Vide Verso: Manoel de Barros em música e poesia”
é um espetáculo híbrido de música, poesia e teatro, criado e performado pela atriz Marilene Grama e pela pianista e compositora Júlia Tygel a partir de poemas de Manoel de Barros. Com canções compostas sobre esses poemas, música instrumental, atuação cênica, declamação de poesia e outros usos da voz, do corpo e do piano, as artistas tecem um discurso centrado na leveza, elemento constante na obra do poeta – seja no vôo dos pássaros, nos detalhes da natureza ou na perspectiva da criança. A apresentação tem momentos lúdicos e divertidos, e adentra também no campo das memórias e das emoções mais densas, contempladas na obra do poeta. Sugere olhar na obra de Manoel de Barros o movimento feito por ele em direção a temas universais a partir do pertecimento local que, em sua poética, acontece na natureza, na escala dos seres miúdos e no âmbito das coisas jogadas fora em nossa sociedade.

Não se trata de um espetáculo biográfico, tampouco de um espetáculo infantil: a apresentação é aberta a todos os públicos, com indicação etária a partir de 10 anos.

O projeto teve início em 2012, com estreia no SESC Bauru, tomando posteriormente novo formato com a iluminação de Cristina Souto e figurino de Anne Cerutti, além da preparação vocal de Wagner Barbosa e produção executiva de Erika Breno.Propomos a apresentação do espetáculo em seu formato original ou adaptado a diferentes contextos escolares, acompanhado ou não de workshop ministrado pelas artistas.

Não é necessário que a escola possua um piano.

Faça o download do arquivo completo do projeto em formato especial para escolas.